Classes e objetos
A programação orientada a objetos em C# é baseada nos conceitos de classe e objeto. Compreender estas estruturas é fundamental para criar sistemas organizados, reutilizáveis e fáceis de manter.
O que é uma Classe?
Uma classe é um modelo, ou planta, que define as características (atributos/propriedades) e comportamentos (métodos) de um tipo de objeto. Ela representa um conceito do mundo real dentro do código.
Exemplo de classe em C#:
public class Carro
{
// Atributos ou propriedades
public string Modelo;
public string Cor;
public int Ano;
// Método
public void ExibirInformacoes()
{
Console.WriteLine($"Modelo: {Modelo}, Cor: {Cor}, Ano: {Ano}");
}
}
Neste exemplo, a classe Carro
define três atributos e um método para exibir informações sobre o carro.
O que é um Objeto?
Um objeto é uma instância concreta de uma classe. Ele possui valores próprios para os atributos definidos pela classe e pode executar seus métodos.
Como criar e usar objetos:
Carro meuCarro = new Carro();
meuCarro.Modelo = "Fusca";
meuCarro.Cor = "Azul";
meuCarro.Ano = 1980;
meuCarro.ExibirInformacoes(); // Saída: Modelo: Fusca, Cor: Azul, Ano: 1980
Cada objeto criado a partir da classe pode ter valores diferentes para os seus atributos, mas compartilha os mesmos métodos e estrutura.
Propriedades e Métodos
- Propriedades (ou atributos): armazenam dados do objeto.
- Métodos: definem comportamentos, ou seja, o que o objeto pode fazer.
Exemplo prático com propriedades automáticas e métodos:
public class ContaBancaria
{
public string Titular { get; set; }
public double Saldo { get; private set; }
public void Depositar(double valor)
{
Saldo += valor;
}
}
Aqui, Titular
e Saldo
são propriedades, e Depositar
é um método que altera o saldo da conta.
Instanciando Objetos e Utilizando Métodos
ContaBancaria conta = new ContaBancaria();
conta.Titular = "Maria";
conta.Depositar(1000);
Console.WriteLine($"{conta.Titular} - Saldo: {conta.Saldo}");
Esse exemplo cria um objeto conta
, define o titular, faz um depósito e exibe as informações.
Resumo
- Classe: define o modelo, com propriedades e métodos.
- Objeto: é uma instância da classe, com dados e comportamentos próprios.
- Em C#, use a palavra-chave
new
para criar objetos. - Métodos e propriedades permitem manipular e acessar os dados dos objetos.
Com esses conceitos, você pode estruturar programas mais organizados, reutilizáveis e alinhados com o mundo real.