Classes e objetos

A programação orientada a objetos em C# é baseada nos conceitos de classe e objeto. Compreender estas estruturas é fundamental para criar sistemas organizados, reutilizáveis e fáceis de manter.

O que é uma Classe?

Uma classe é um modelo, ou planta, que define as características (atributos/propriedades) e comportamentos (métodos) de um tipo de objeto. Ela representa um conceito do mundo real dentro do código.

Exemplo de classe em C#:

public class Carro
{
// Atributos ou propriedades
public string Modelo;
public string Cor;
public int Ano;

// Método
public void ExibirInformacoes()
{
Console.WriteLine($"Modelo: {Modelo}, Cor: {Cor}, Ano: {Ano}");
}
}

Neste exemplo, a classe Carro define três atributos e um método para exibir informações sobre o carro.

O que é um Objeto?

Um objeto é uma instância concreta de uma classe. Ele possui valores próprios para os atributos definidos pela classe e pode executar seus métodos.

Como criar e usar objetos:

Carro meuCarro = new Carro();
meuCarro.Modelo = "Fusca";
meuCarro.Cor = "Azul";
meuCarro.Ano = 1980;

meuCarro.ExibirInformacoes(); // Saída: Modelo: Fusca, Cor: Azul, Ano: 1980

Cada objeto criado a partir da classe pode ter valores diferentes para os seus atributos, mas compartilha os mesmos métodos e estrutura.

Propriedades e Métodos

  • Propriedades (ou atributos): armazenam dados do objeto.
  • Métodos: definem comportamentos, ou seja, o que o objeto pode fazer.

Exemplo prático com propriedades automáticas e métodos:

public class ContaBancaria
{
public string Titular { get; set; }
public double Saldo { get; private set; }

public void Depositar(double valor)
{
Saldo += valor;
}
}

Aqui, Titular e Saldo são propriedades, e Depositar é um método que altera o saldo da conta.

Instanciando Objetos e Utilizando Métodos

ContaBancaria conta = new ContaBancaria();
conta.Titular = "Maria";
conta.Depositar(1000);

Console.WriteLine($"{conta.Titular} - Saldo: {conta.Saldo}");

Esse exemplo cria um objeto conta, define o titular, faz um depósito e exibe as informações.

Resumo

  • Classe: define o modelo, com propriedades e métodos.
  • Objeto: é uma instância da classe, com dados e comportamentos próprios.
  • Em C#, use a palavra-chave new para criar objetos.
  • Métodos e propriedades permitem manipular e acessar os dados dos objetos.

Com esses conceitos, você pode estruturar programas mais organizados, reutilizáveis e alinhados com o mundo real.