Diferenças entre C, C++ e C#

CaracterísticaCC++C#
Paradigma principalProcedimentalMulti-paradigma (procedimental e orientado a objetos)Orientado a objetos (com suporte a outros paradigmas)
Nível de abstraçãoBaixo (próximo ao hardware)Médio (controle de hardware + abstrações OO)Alto (foco em produtividade e abstração)
Gestão de memóriaManual (malloc/free)Manual ou semi-automático (smart pointers)Automático (coletor de lixo/garbage collector)
CompilaçãoCódigo de máquina nativoCódigo de máquina nativoBytecode (IL), executado pela .NET CLR
CompatibilidadeBase para C++Compatível com CNão compatível diretamente com C/C++
HerançaNão suportaSuporta múltipla herançaSuporta herança simples e múltipla via interfaces
Uso de ponteirosExtensivoExtensivoRestrito (apenas em código “unsafe”)
Aplicações típicasSistemas operacionais, drivers, embebidosJogos, sistemas de alto desempenho, aplicações desktopAplicações Windows, web, jogos (Unity), multiplataforma
BibliotecasLimitadas, básicasExtensas, incluindo STLMuito extensas, via .NET Framework/Core
Facilidade de usoComplexa, exige conhecimento de baixo nívelMais complexa que C, mas com mais recursosMais fácil, sintaxe moderna e recursos avançados

C

  • Linguagem criada nos anos 1970, procedimental, de baixo nível, com controle direto sobre memória e hardware.
  • Muito eficiente, mas exige que o programador gira manualmente a memória, o que pode causar erros como fugas e corrupção de memória.
  • Muito usada em sistemas operacionais, drivers e sistemas embarcados.

C++

  • Evolução do C, criada nos anos 1980, adicionando programação orientada a objetos, templates (programação genérica) e outras abstrações, mantendo compatibilidade com C.
  • Permite tanto programação procedimental quanto orientada a objetos e genérica, sendo multi-paradigma.
  • Oferece controle de baixo nível, mas com mais recursos para modularidade e reutilização de código.
  • Usada em jogos, sistemas de alto desempenho, aplicações desktop, sistemas embarcados e onde desempenho é crítico.

C#

  • Linguagem moderna, criada pela Microsoft nos anos 2000, totalmente orientada a objetos, projetada para produtividade e segurança.
  • Compila para bytecode (IL), executado por uma máquina virtual (.NET CLR), o que facilita portabilidade e gerenciamento automático de memória (garbage collector).
  • Integra-se ao ecossistema .NET, com vastas bibliotecas e frameworks para aplicações desktop, web, mobile e jogos (Unity).
  • Foco em facilidade de uso, abstraindo detalhes de baixo nível e oferecendo recursos avançados de linguagem, como LINQ, async/await, generics e interfaces.

Resumo das principais diferenças

  • C: máxima eficiência e controle, mas exige mais do programador; ideal para sistemas críticos e embarcados.
  • C++: adiciona orientação a objetos e recursos avançados ao C, mantendo desempenho e controle; ideal para aplicações complexas e de alto desempenho.
  • C#: foca em produtividade, segurança e facilidade, com gerenciamento automático de memória e integração ao .NET; ideal para aplicações modernas, web, desktop e jogos.