Multi-paradigma (procedimental e orientado a objetos)
Orientado a objetos (com suporte a outros paradigmas)
Nível de abstração
Baixo (próximo ao hardware)
Médio (controle de hardware + abstrações OO)
Alto (foco em produtividade e abstração)
Gestão de memória
Manual (malloc/free)
Manual ou semi-automático (smart pointers)
Automático (coletor de lixo/garbage collector)
Compilação
Código de máquina nativo
Código de máquina nativo
Bytecode (IL), executado pela .NET CLR
Compatibilidade
Base para C++
Compatível com C
Não compatível diretamente com C/C++
Herança
Não suporta
Suporta múltipla herança
Suporta herança simples e múltipla via interfaces
Uso de ponteiros
Extensivo
Extensivo
Restrito (apenas em código “unsafe”)
Aplicações típicas
Sistemas operacionais, drivers, embebidos
Jogos, sistemas de alto desempenho, aplicações desktop
Aplicações Windows, web, jogos (Unity), multiplataforma
Bibliotecas
Limitadas, básicas
Extensas, incluindo STL
Muito extensas, via .NET Framework/Core
Facilidade de uso
Complexa, exige conhecimento de baixo nível
Mais complexa que C, mas com mais recursos
Mais fácil, sintaxe moderna e recursos avançados
C
Linguagem criada nos anos 1970, procedimental, de baixo nível, com controle direto sobre memória e hardware.
Muito eficiente, mas exige que o programador gira manualmente a memória, o que pode causar erros como fugas e corrupção de memória.
Muito usada em sistemas operacionais, drivers e sistemas embarcados.
C++
Evolução do C, criada nos anos 1980, adicionando programação orientada a objetos, templates (programação genérica) e outras abstrações, mantendo compatibilidade com C.
Permite tanto programação procedimental quanto orientada a objetos e genérica, sendo multi-paradigma.
Oferece controle de baixo nível, mas com mais recursos para modularidade e reutilização de código.
Usada em jogos, sistemas de alto desempenho, aplicações desktop, sistemas embarcados e onde desempenho é crítico.
C#
Linguagem moderna, criada pela Microsoft nos anos 2000, totalmente orientada a objetos, projetada para produtividade e segurança.
Compila para bytecode (IL), executado por uma máquina virtual (.NET CLR), o que facilita portabilidade e gerenciamento automático de memória (garbage collector).
Integra-se ao ecossistema .NET, com vastas bibliotecas e frameworks para aplicações desktop, web, mobile e jogos (Unity).
Foco em facilidade de uso, abstraindo detalhes de baixo nível e oferecendo recursos avançados de linguagem, como LINQ, async/await, generics e interfaces.
Resumo das principais diferenças
C: máxima eficiência e controle, mas exige mais do programador; ideal para sistemas críticos e embarcados.
C++: adiciona orientação a objetos e recursos avançados ao C, mantendo desempenho e controle; ideal para aplicações complexas e de alto desempenho.
C#: foca em produtividade, segurança e facilidade, com gerenciamento automático de memória e integração ao .NET; ideal para aplicações modernas, web, desktop e jogos.